A Trajetória De Nhá Chica: Catolicismo, Escravidão E Sociedade No Sul De Minas Gerais 1843-1895 Humanidades Em Revista

· 4 min read
A Trajetória De Nhá Chica: Catolicismo, Escravidão E Sociedade No Sul De Minas Gerais 1843-1895 Humanidades Em Revista

Texto produzido com apoio do CNPq por meio da bolsa de Pós-Doutorado Júnior no país. Pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC-Goiás. 8Brenda Carranza , a partir de pesquisa do Pew Research Center, informa que há cerca de 305 milhões de carismáticos nas Américas. 1Texto produzido com apoio do CNPq por meio da bolsa de Pós-Doutorado Júnior no país.

  • As duas adoram os santos, contudo, a Igreja Católica Ortodoxa não admite o culto às imagens e, esteticamente, suas igrejas possuem pinturas.
  • Pelo contrário, distinguimos claramente entre a santidade da Igreja, enquanto instituição guiada pelo Espírito Santo, e a natureza inevitavelmente pecadora dos homens que a integram, incluídos os que atuam em nome dela.
  • Ela tem o direito de firmar acordos de amizade, concordatas e receber representantes diplomáticos, através do seu chefe maior, o Papa, que representa o Estado do Vaticano.
  • Mesmo com dogmas distintos, todas as religiões pregam coisas boas como o amor ao próximo e a paz.


3 Partilhando a conceção de que a questão religiosa foi central na «vida e  morte» da I República, Salgado Matos demonstra como a organização política esteve refém da «dialética dos extremos», quer no interior do Estado Republicano quer no da Igreja Católica.  https://cutt.ly/G7rmiZb , o do Estado, a tendência laicista mais radical pressionava a corrente laica e no campo do Catolicismo os católicos monárquicos constitucionais, representados pelo rei exilado, D. Manuel, pressionavam a hierarquia eclesiástica e os partidários da indiferença face à questão do regime político, como os membros do Centro Católico. Neste mesmo sentido, o autor afirma que a Santa Sé “[…] encorajou os esforços da igreja brasileira para fortalecer a presença da sociedade41.

Homem É Preso Após Atropelar E Matar Jovem Após Discussão Em Mairiporã



O volume constitui, pois, uma leitura agradável e recomendada a todos os que se interessam pelo estudo da historiografia. Em seguida, volta-se para a vulgarização, as polêmicas e os manuais escolares, objeto pouco explorado pelos estudiosos da historiografia. A imagem dominante, que continuará como referência por longo tempo, será, segundo o autor, aquela elaborada nos grandes trabalhos de erudição, dominados pelo positivismo e a filologia comparativa indo-européia.

  • O Index Librorum Prohibitorum indicava os livros que eram proibidos aos católicos, tais como O Elogio da Loucura, de Erasmo de Roterdã; o Decameron, de Boccaccio; obras de Maquiavel, Newton, Copérnico, bem como livros luteranos e calvinistas.
  • Seria um passo fundamental para a extinção das desigualdades sociais restabelecendo a sociedade ideal, sem classes.
  • Este modo ajusta o site para a conveniência de usuários com deficiências visuais como Visão Degradante, Visão de Túnel, Catarata, Glaucoma e outros.
  • Ao entrar para a Igreja, ele obteve contato direto com as atitudes do catolicismo perante seus seguidores.
  • O livro é composto de perguntas e respostas que Kardec fez aos espíritos sobre temas universais como morte, vida, relações familiares, dentre outras.
  • O popular importa num esquema de diferenciação sócio-econômica que se manifesta através da relação do seu componente humano com um determinado padrão no nível do consumo e no seu papel nas relações de produção.


As práticas do catolicismo popular das curas através da benzeção é um fenômeno corriqueiro nas comunidades do Nordeste. Pode rezar para curar uma bicheira de animal,  na maioria das vezes nem precisa ver o animal doente, curando simplesmente pelo rastro. Geralmente o benzedor ou a benzedeira diz não vir dele ou dela o poder de curar, mas vem de Deus, ou até um santo que é invocado na hora da benzeção. O catolicismo popular é uma devoção aos santos, às romarias, as novenas, as procissões, as bênçãos, a festa de padroeiro, as promessas. As devoções aos  santos na cultura popular se apresentam como resposta para dar sentido a sua vida. Surge daí a importância do santo na vida dos devotos do catolicismo popular, pois o contato com o santo ocorre de forma direta, sem nenhuma intervenção por parte da institucionalidade.


Contrarreforma Católica


Com o tempo, a Antropologia começa a deslocar a lingüística como modelo explicativo, comparando os antigos aos “primitivos”. Por outro lado, seguem, com certo atraso, os autores eruditos, dando pouco destaque a Dioniso, associado à Ásia e, desta forma, à oposição ocidente/oriente, aludida acima, quando se mencionou a invenção do Oriente. A breve conclusão constata que “o exame dos diversos autores mostrou-nos que estas teorias e métodos foram elaborados no calor da luta social e política” e que “a História da Antigüidade e de sua religião participou na obra de laicização dos espíritos que contribuiu para consolidar a República. Seu esforço metodológico foi “exportado” para outros domínios e intelectuais saídos dos estudos da Antigüidade levaram este sopro crítico para a criação de outras disciplinas científicas” (p. 94). A consecução do acordo com o Brasil representou o sucesso de um projeto que envolveu mais de um século de negociações estratégicas entre vários governos republicanos brasileiros e a Santa Sé, que manteve quase o mesmo conteúdo desejado para um tratado bilateral, desde o início do século XX.